Nossa história

O Grupo Expoente nasceu há mais de três décadas, mas a história de seu fundador com a educação é mais antiga: Armindo Angerer assumiu essa importante missão em 1968, adquirindo conhecimento e experiência que o levariam a criar um dos maiores grupos educacionais do país. Conheça um pouco mais dessa trajetória que vem transformando alunos por meio da educação.

Colégio Expoente

O início do Grupo Expoente aconteceu em 1986, com a fundação do Colégio Expressão, no bairro Água Verde, em Curitiba (PR),  com o objetivo de atender a Educação Infantil e o Ensino Fundamental. O Expressão, que já fazia bastante sucesso entre pais e alunos, mudou seu nome para Expoente em 1991. Nesse mesmo ano, foi criada mais uma unidade do Colégio Expoente, dessa vez no bairro Boa Vista, que passou a atender Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.

Em 1992, visualizando a oportunidade de ampliar sua proposta pedagógica para outro segmento educacional, o Grupo Expoente criou uma unidade exclusiva para cursos pré-vestibulares na rua João Negrão, também em Curitiba. A unidade, que teve sua última turma em 2003, participou da aprovação de milhares de alunos nas melhores universidades do Paraná e do Brasil.

Com o sucesso dos cursos pré-vestibulares na cidade, o Grupo Expoente abriu mais uma sede no ano 2000, na rua Comendador Araújo, que oferecia, além dos cursos pré-vestibulares, a modalidade de Ensino Médio exclusiva do Expoente: o Pré-Universitário. As atividades dessa unidade se estenderam até 2010. Em 2005, mais uma unidade de Ensino Médio e Pré-vestibular foi inaugurada, dessa vez em Florianópolis (SC). As atividades do Grupo Expoente na capital de Santa Catarina aconteceram até 2007.

O ano 2007 também foi de novidades: o Colégio Expoente Água Verde ganhou uma nova sede, com infraestrutura moderna e adaptada às necessidades de alunos, pais e professores. Com arquitetura diferenciada e futurista, a unidade oferece áreas amplas para as atividades do dia a dia escolar.

O Ensino Superior e o foco no mercado de trabalho também fizeram parte do planejamento do Grupo Expoente com a inauguração da Faculdade Expoente em 2002. Por questões estratégicas, as atividades se estenderam até 2014.

Hoje, o Grupo Expoente conta com dois colégios próprios, que têm capacidade para atender com qualidade e segurança alunos da Educação Infantil ao Pré-Vestibular. As unidades de ensino adotam as Soluções Educacionais Expoente, recebendo em primeira mão as melhores novidades educacionais para ampliar as maneiras de aprender.

Soluções Educacionais Expoente

Desde seu início, o Grupo Expoente oferece um sistema de ensino integrado e completo, que teve seu nome alterado em 1991 para Sistema de Ensino Expoente, com a transição para a nova marca (o sistema de ensino anterior chamava-se Barddal). Devido à importância e à necessidade de dedicação total da empresa na elaboração das melhores práticas educacionais, foi fundado, em 1994, o Centro de Excelência em Educação Expoente (CEEE), setor responsável por todo o trabalho de pesquisa, desenvolvimento e criação de materiais didáticos, soluções educacionais e assessoria pedagógica permanente para as escolas conveniadas às SEE. Esse setor é composto de autores, editores, revisores de texto, designers e diagramadores, bem como uma equipe de professores especialistas nas diversas disciplinas. Esse capital humano garante qualidade e adequação às exigências dos materiais didáticos, que são alinhados à proposta pedagógica do Grupo Expoente e atendem escolas conveniadas das redes pública e privada de todo o Brasil.

Já em 2014, foi criada a área de Tecnologias Educacionais (Tecedu), que visa desenvolver maneiras de aplicar tecnologia para a estimulação do aprendizado e a otimização dos processos escolares. Responsável pela implantação e assessoria de soluções como Material Didático Digital, Caderno Interativo Expoente, Google for Education, Robótica Educacional, Portal Escola Interativa e plataforma eduColaborativo, a equipe é composta de profissionais especializados em tecnologia e inovação, que buscam transformar as melhores atividades tecnológicas em soluções que mudem o dia a dia escolar.

Em 2016, devido a sua ampla oferta de produtos e serviços, o Sistema de Ensino Expoente ganhou um novo nome: Soluções Educacionais Expoente. As mudanças não pararam por aí: no ano em que o Grupo Expoente completou 30 anos, foram lançadas quatro novas soluções educacionais que aliam as necessidades do futuro com práticas inovadoras para a sala de aula: Google for Education, Aprova Mais, Ensino Bilíngue e eduColaborativo. Além disso, o Expoente firmou parceria com a Geekie, empresa especializada em avaliações externas e aprendizado personalizado, e a Guten News, plataforma educacional que incentiva a leitura por meio de conteúdos atualizados e adaptados à linguagem dos alunos.  

Tecnologia que facilita o conhecimento

Desde a década de 1990, o Grupo Expoente aposta na tecnologia como ferramenta para otimizar o trabalho do professor e proporcionar meios para atrair a atenção do aluno, dinamizando a sala de aula.. Ao longo de sua história, o grupo já produziu diferentes softwares educativos e sistemas de avaliação a fim de melhorar os resultados de aprendizagem, abordagem que foi enfatizada a partir de 2001. Exemplos disso são o Portal Escola Interativa e o Sistema de Gestão Acadêmica (SGA), disponibilizados para diretores e coordenadores educacionais com o objetivo de melhorar a gestão de seus processos acadêmicos.

Pensando em professores e alunos, o Grupo Expoente lançou, em 2014, uma nova abordagem da Robótica Educacional, programa que alia conceitos de programação e sustentabilidade. Com foco no desenvolvimento do raciocínio lógico, a metodologia promove a interdisciplinaridade por meio da utilização de materiais como sensores, motores, peças de informática e objetos recicláveis.

Apostando na tecnologia como importante ferramenta para o aprendizado, em 2016, o Grupo Expoente firmou parcerias e desenvolveu internamente soluções que utilizam as facilidades tecnológicas para otimizar o trabalho do professor, gerar informações sobre os resultados da escola e atrair a atenção do estudante em sala de aula. Dessa maneira, o Expoente se tornou a primeira instituição a oferecer o Google for Education como parte de suas soluções educacionais; a Geekie passou a mediar o Aprova Mais Teste, um completo diagnóstico sobre escola, turmas e alunos; e a plataforma educacional eduColaborativo foi lançada para gerar mais oportunidades  de aproximar a comunidade escolar.

Gráfica Expoente

As SEE contam com um parque gráfico exclusivo para a produção do material impresso: a Editora Gráfica Expoente. Em funcionamento desde 1987, a gráfica está instalada no município de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Com uma estrutura de 2 mil metros quadrados de área construída, é composta de equipamentos adequados para atender a toda a demanda de produção do Grupo Expoente. A pontualidade e a qualidade das entregas dos materiais é um diferencial que proporciona uma melhor experiência para as escolas conveniadas às SEE.

 

GRUPO EXPOENTE
Av. Sete de Setembro, 4476 - 4º andar, Batel
Curitiba/PR - CEP: 80250-210

CONTATOS

Curitiba e região metropolitana:
(41) 3312-4000
Outras localidades:
0800-414424

UNIDADES DE ENSINO EXPOENTE

ÁGUA VERDE
Rua Dr. Pedro A. M. Barreto Monclaro, 411 - Curitiba/PR
Tel.: (41) 3312-4200
BOA VISTA
Rua Carlos de Campos, 1090
Curitiba/PR
Tel.: (41) 3312-4100